Diversos profissionais da imprensa sindical reuniram-se na tarde desta quarta (3) no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo para combinar formas e meios de divulgar, cobrir e repercutir o grande protesto nacional da próxima quinta (11). O objetivo, além de fortalecer a manifestação, é divulgar o ponto de vista progressista, dos trabalhadores, em contraponto à visão conservadora da grande mídia.
Reuniram-se assessores/profissionais de imprensa: CUT; Força Sindical; CSP-Conlutas; Nova Central; Contratuh; Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes; Sindicato dos Engenheiros; Agência Sindical; Sinthoresp; Rede Brasil Atual; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Centro Mídia Barão de Itararé; Agência Grita São Paulo; Rádios Comunitárias; e TV Aberta São Paulo.
Objetivos e propostas
O objetivo é mobilizar a mídia sindical, agregar os veículos da imprensa sindical e formar uma rede de divulgação e cobertura do dia 11 (antes, durante e depois).
Documento-roteiro
Os profissionais produzirão um documento, em forma de roteiro, de suas tarefas e meios que divulgarão e/ou repercutirão o movimento.
Redes sociais - Haverá concentração de esforço de divulgação e cobertura pelo facebook das entidades sindicais e aliadas. Outras ferramentas das redes sociais serão agregados (twitter; boletins eletrônicos; blogs etc.)
Fazer desde já
Os profissionais combinaram que a própria reunião, por ser parte do processo que desaguará no dia 11, deve ser repercutida, no facebook, sites etc.
O programa Câmera Aberta Sindical, na noite da própria quarta, já começou a dar conta das tarefas: 1) Entrevista com Rita Casaro, do Sindicato dos Engenheiro, que falou ao vivo sobre o encontro dos profissionais de comunicação, que havia ocorrido no meio da tarde; 2) Reportagem com falas dos representantes de todas as Centrais.
Rádio - A Rádio Brasil Atual fará um programa especial na manhã desta quinta (4) com as Centrais para tratar das mobilizações. Será das 9 ao meio-dia. A linha está aberta para a participação de qualquer sindicalista, sobre os preparativos do dia 11.
Coletiva de Imprensa, chamada pelos blogueiros
O Centro de Mídia Independente Barão de Itararé chama coletiva de imprensa com as Centrais para o dia 10 de julho (véspera). A coletiva vai contar com um grande número de blogueiros. Existe possibilidade de transmissão ao vivo pela TVT (a grande imprensa, se quiser, pode participar).
Veículos à disposição
Os profissionais da mídia sindical relacionaram veículos e meios já engajados na manifestação do dia 11. Essa lista será ampliada.
Rádio Web da Agência Sindical - A rádio fará uma cobertura especial no dia 11 começando às 5h30. Durante a programação, ao vivo, assessores das entidades participarão da cobertura. A Agênciaentrevistará lideranças em todo o Brasil, indicadas pelas assessorias.
Site da Agência Sindical e Boletim Eletrônico Repórter Sindical - Exclusivos na cobertura das mobilizações, dando espaço a todas as Centrais. Balanços durante vários momentos do dia pelo site.
Rádio Brasil Atual - Fará a cobertura, em toda a sua rede, dando relato das mobilizações, com entrevistas, análises e reportagens.
Redes Sociais
Criaremos uma hashtag (# jogo da velha) nas mídias sociais para concentrar as notícias da mobilização:
#Trabalhadoresnasruas (tudo junto).
O que é hashtag?
As hashtags são tópicos (palavras-chave) em links clicáveis que ajudam as pessoas a encontrar publicações sobre tópicos de seus interesses.
Para criar uma hashtag, digite # (sinal do jogo da velha) juntamente com um tópico ou uma frase sem espaços e adicione-a à sua publicação (No caso, Trabalhadoresnasruas). Ao clicar em uma hashtag, as pessoas visualizarão um feed de publicações compartilhadas com elas que também usam a mesma hashtag.
As redes sociais possuem uma espécie de contador de hashtag com as mais comendas nas cidades, Estados, País e mundo. Com todas as Centrais reunidas, poderemos fazer uma grande concentração de feeds (notícias-notas do face) do Dia Nacional de Lutas, Greves e Mobilizações.
Evento no facebook
A Agência Sindical e a Rádio Comunitária Cantareira criarão um evento no facebook com a identidade visual do ato. Com a participação das assessorias das Centrais. Nesta página serão postadas pelas assessorias (com a hashtag #Trabalhadoresnasruas) informações sobre as mobilizações com fotos, ou vídeos linkados às suas respectivas páginas.
Esse procedimento, além da divulgação do evento, cria uma espécie de canal único e memória do próprio dia 11. Esse mecanismo tem um duplo benefício: O conteúdo virá para o grupo formado e irá, automaticamente, para as páginas das Centrais (pode ser Federação, Sindicato etc.)
Clipping de notícias
Na página do facebook serão postadas também notícias (clipping) da grande mídia. Para monitorar, em tempo real, a cobertura e o enfoque. No caso de manipulação, as entidades/assessores responderão e replicarão os fatos.
Balanço
As redes sociais (por meio da página do evento), farão balanço das atividades por Central de manhã, tarde e noite.
Como se agregar
Texto de Dayane Santos - Agência Sindical
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário