segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dance devagar...

Camões Filho

         Você vive com pressa, como se a vida seja uma corrida contra a flecha? Pode parar, amigo, reduza a velocidade. Como canta Renato Teixeira: ando devagar por que já tive pressa...
         Caminhe observando as fachadas das casas. Observe as árvores com suas flores maravilhosas. Nesta época do ano os ipês estão radiantes. Você já parou para admirar os ipês que estão dando um show para nós? Não? Amanhã, ou hoje mesmo, caminhe pela calçada e veja os ipês, antes que suas flores caiam e sejam apenas um tapete colorindo nossas ruas.
         Veja os passarinhos preparando seus ninhos na festa da reprodução. À noite admire a lua nova e não esqueça que dia 22 é crescente e 29 teremos uma lua cheia iluminando nosso céu. Conte as estrelas até perder a conta com os mistérios do universo.
         Diminua a velocidade e chegará mais depressa. E mais feliz.
         Não estamos numa corrida. Estamos vivendo. Não desperdice a chance de viver, de conversar com seus filhos, sua esposa, seus amigos. Mesmo que seja apenas para prosear, jogar conversa fora. Amanhã pode ser tarde demais.
         Existe uma edificante mensagem deixada por uma menina internada em estado terminal em um hospital de Nova York. Hoje ela não existe mais, talvez seja uma daquelas estrelas da noite, aquela que mais brilha. Seu texto é de muita pureza. Que ele o ajude a viver melhor.
Depois de ler o que ela nos deixou, antes de ser levada pelo câncer, comece a viver a vida de modo que valha a pena. E hoje à noite, conte as estrelas do céu com sua amada, ligue para aquele amigo com quem não fala há séculos, brinque com seus filhos. Pois amanhã, ah amanhã, pode ser tarde demais...

Dance devagar...
É tão fácil perder de vista o que é importante!
Dance devagar... Alguma vez você já observou crianças num carrossel? Ou ouviu a chuva batendo no chão? Alguma vez já seguiu o vôo errático de uma borboleta? Ou fixou o olhar no sol no crepúsculo?
É melhor você diminuir o passo. Não dance tão depressa... O tempo é curto, a música vai acabar... Você corre através de cada dia voando? Quando você pergunta “Como vai?”, você escuta a resposta?
Quando o dia finda, você deita na cama, com os próximos afazeres rolando por sua cabeça?
É melhor você diminuir o passo. Não dance tão depressa... O tempo é curto, a música vai acabar...Você disse alguma vez a uma criança: “Vamos deixar para fazer isto amanhã?” E na sua pressa, não viu a tristeza dela?
Perdeu contato, deixou uma boa amizade morrer porque você nunca tinha tempo para ligar e dizer “Oi”? É melhor você diminuir o passo. Não dance tão depressa... O tempo é curto, a música vai acabar...
Quando você corre tão depressa para chegar a algum lugar, você perde metade da satisfação de chegar lá.
Quando você se preocupa e se apressa em seu dia todo, é como se fosse um presente que não foi aberto... um presente jogado fora! A vida não é uma corrida... Leve-a mais devagar... Ouça a música... Antes que a canção ACABE!


CAMÕES FILHO, jornalista, escritor e pedagogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário