sábado, 5 de julho de 2014

Governador anuncia videomonitoramento em 55 cidades

Governador fala sobre o projeto do Sistema Metropolitano de Videomonitoramento, no Palácio
O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 3, o projeto do Sistema Metropolitano de Videomonitoramento em 55 cidades das regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte (39 cidades), Baixada Santista (nove cidades) e Jundiaí (sete cidades), que prevê um total de 2.629 câmeras integradas.
“Com a implantação do sistema, vamos integrar o que já existe - as imagens de 2.273 câmeras - e vamos ampliar o número de câmeras na Baixada Santista, Vale do Paraíba, Litoral Norte e região de Jundiaí”, disse o governador.
A iniciativa utilizará as 2.273 câmeras que já existem nas cidades de Santos, Praia Grande, São José dos Campos e Jundiaí e instalará 356 novos equipamentos nos perímetros – acesso por rodovias - das 55 cidades. Com isso, será possível fazer o reconhecimento de veículos, controle do fluxo desses locais e até a identificação facial em alguns casos.
As centrais de videomonitoramento serão integradas dentro dos Copoms (Centros de Operações da Polícia Militar) regionais, que serão modernizados e adaptados para receber essas imagens, além de ser um espaço com assento para outras agências, como guardas municipais e Polícia Federal, além das polícias Civil e Científica.
O Sistema Metropolitano de Videomonitoramento será integrado à nova fase do Detecta, sistema inteligente de monitoramento criminal que é utilizado há 7 anos pela Polícia de Nova York e que está em fase de implantação no Estado.
Além do compartilhamento de imagens, os convênios permitirão o compartilhamento de informações relevantes para o trabalho policial, como fluxo de pessoas e veículos em determinados horários e regiões, problemas de iluminação pública, entre outros dados.
A atuação regional permitirá alcançar maior eficácia na prevenção, repressão e redução do crime e da violência, além da formulação e planejamento de políticas de segurança pública.
“O sistema representa o uso da tecnologia não só na prevenção criminal, mas na produção de provas. Hoje, muitas provas são obtidas com o uso de imagens. A Secretaria [da Segurança Pública] compartilhará as imagens com as prefeituras municipais, que são as colaboradoras desse grande projeto”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.
O investimento nessas três regiões será de R$ 80 milhões em cinco anos. O objetivo do projeto é colaborar no combate à criminalidade e na redução da violência.
As 2.629 câmeras integradas fazem parte da primeira fase do programa. Ao final, o sistema terá 6.147 câmeras integradas a partir da aquisição de 3.874 equipamentos, que incluem os 356 da primeira fase. O investimento total será de R$ 400 milhões.
O projeto do Sistema Metropolitano de Videomonitoramento foi elaborado pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano).
Cidades
Os municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, que receberão 1.768 câmeras integradas, são Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos e São Vicente.
No Aglomerado Urbano de Jundiaí, as cidades que receberão 248 equipamentos são Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.
A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte terá 613 câmeras. As cidades que terão o sistema são Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.
Gamesps
A implantação do sistema de videomonitoramento foi uma das ideias surgidas durante as reuniões dos Gabinetes Metropolitanos de Gestão Estratégica da Segurança Pública (Gamesp) do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Baixada Santista e Jundiaí, que foram criados no ano passado.
O Gamesp tem por objetivo integrar ações de prevenção e combate ao crime, integrando membros das polícias Civil, Militar e Federal, guardas municipais, secretarias estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário e sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário