sexta-feira, 21 de junho de 2013

Polícia Técnico-Científica ganhará 1.853 novos cargos

A contratação recorde reforçará as equipes do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico-Legal (IML) do Estado de São Paulo. As vagas estão previstas em Projeto de Lei Complementar (PLC) encaminhado, em maio, pelo governador Geraldo Alckmin à Assembleia Legislativa
A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) terá o seu efetivo reforçado por 1.853 novos cargos, que serão preenchidos por concurso público. As vagas estão previstas em Projeto de Lei Complementar (PLC) encaminhado, no dia 22 de maio, pelo governador Geraldo Alckmin à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Nesta quarta-feira (19), menos de um mês depois de apresentado, o PLC 16/2013 foi aprovado pelos deputados por unanimidade e na íntegra.     
A matéria, que ainda será sancionada e promulgada pelo governador, é resultado de um conjunto de ações estratégicas anunciado por Alckmin e pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, no mês passado. Denominado “SP Contra o Crime”, o programa visa diminuir os índices criminais e reforçar os quadros das polícias Civil e Científica. Os novos cargos da SPTC representarão um investimento de cerca de R$ 135 milhões por ano.
As contratações reforçarão as equipes do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico-Legal (IML), que são subordinados à SPTC. São 200 vagas para médico legista, 529 para perito criminal, 55 para desenhista técnico-pericial, 120 para fotógrafo técnico-pericial, 155 para auxiliar de necropsia e 110 para atendente de necrotério policial – todos de 3ª classe. Além disso, estão previstos mais 600 cargos de oficial administrativo e 84 de técnico de laboratório. Todas as vagas serão preenchidas por meio de concurso público.
Quando o PLC foi encaminhado à Alesp, Grella explicou que a medida aumentará a eficácia e a agilidade das perícias. Alckmin, por sua vez, ressaltou a importância do recorde de contratação. “Uma verdadeira revolução, um aumento de 60% dos recursos humanos. Reforçaremos a inteligência, a perícia, toda a parte tecnológica para a gente rapidamente investigar, elucidar crimes e prender criminosos”. 
Mais concursos
Também estão em andamento concursos públicos para desenhista (sete vagas), médico legista (77), agente de telecomunicação (1), perito criminal (103), investigador (433), escrivão (244), agente policial (391), papiloscopista (103), auxiliar de necropsia (16), auxiliar de papiloscopista (113) e atendente de necrotério (22).
Valorização
Em outubro de 2011, as polícias passaram por uma reestruturação. Na Polícia Civil, a 4ª classe foi extinta, houve a criação de 20 vagas para delegado de classe especial, promoção automática - os policiais serão promovidos à 2ª classe ao completarem 15 anos de serviço, e à 1ª classe, quando tiverem 25 anos de carreira.
Um aumento salarial também foi concedido pelo Governo do Estado. O reajuste foi de 27,7% no salário base dos policiais civis, militares e científicos. O acréscimo proporcionado aos policiais foi incorporado em duas etapas, 15% em julho de 2011 e 12,7% em agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário