sábado, 8 de junho de 2013

A influência informal é determinante para o sucesso de um projeto de Mudança Organizacional


*Marco Land

Diariamente, somos influenciados por tudo e por todos ao nosso redor. Ao acordar e escolher uma roupa para trabalhar, somos influenciados por nossos gostos, por opiniões de nossos pares e até mesmo por matéria (editorial) que vemos em uma revista. Ao chegar ao trabalho não é diferente. Por exemplo, na hora do almoço, escolhemos o restaurante pela vontade de comer determinado tipo de comida ou mesmo pela opinião do colega. A influência informal, nestes casos, determina nossas ações cotidianas. Nas ações de uma organização ocorre o mesmo. As decisões tomadas pelos líderes são formadas por vários aspectos, inclusive, influências informais de terceiros. A Mudança Organizacional passa pelo mesmo processo e o papel do influenciador, o formador de opinião, é essencial.

Vamos tomar como exemplo a implementação de um novo sistema de gestão. Os departamentos envolvidos tomam a decisão de mudar, contratam a empresa responsável, adquirem a nova ferramenta, estudam os impactos e comunicam a todos os envolvidos. Até aí tudo parece ocorrer de maneira correta. O ponto esquecido é o poder da influência informal de um ou mesmo um grupo de profissionais.

Um simples comentário de um colaborador sobre o novo software ser de difícil utilização pode gerar impactos negativos e comprometer, durante um tempo, o bom aproveitamento da nova ferramenta. Todos falam muito na tão temida rádio peão, mas poucas empresas até hoje conseguiram criar mecanismos para frear ou mesmo minimizar os impactos negativos de um mal influenciador.

Se considerarmos outras mudanças, ainda mais estratégicas, na empresa, como Planos de Demissão Voluntária (PDV), Fusões e Aquisições, a questão do influenciador é ainda mais critica. O líder (e principal gestor da mudança) precisa identificar os formadores de opinião e trabalhar em conjunto com eles para que não se instale, eventualmente, um cenário de pânico. Notícias de demissões e compras (e vendas) de empresas costumam causar efeitos negativos entre os funcionários, que imediatamente imaginam que serão demitidos ou terão sua carreira e posições comprometidas. Os influenciadores precisam estar ao lado dos responsáveis pela mudança para criar um clima de confiança entre todos.

As mudanças são mais bem-sucedidas quando recebem o apoio dos influenciadores. O papel desses formadores de opinião sempre foi fundamental, mas tem crescido, principalmente, com o avanço das mídias sociais e a forma mais rápida de interação entre as pessoas.

*Marco Land - é diretor de Novos Negócios da Dextera Consultoria, sendo responsável pela Operação Changefirst na América Latina, Planejamento Estratégico e novos negócios. Também é instrutor da metodologia PCI (People-Centred Implementation) da Changefirst. É graduado em Ciência da Computação pela Unib (Universidade Ibirapuera), cursou MBA em Gestão Estratégica pela FGV e em Administração de Empresas pela FAAP. Land acumula mais de 25 anos de experiência em grandes organizações, tendo ocupado cargos de sócio diretor, VP e diretoria executiva. Participou de projetos complexos e multidisciplinares de implantações de sistemas ERP na Ásia, Europa, América Latina e Estados Unidos e possui amplo conhecimento das estratégias e direcionamento do mercado de TI. Tem formação nas teorias DISC e de Valores para avaliação de pessoas, Business Coaching e Alpha Coach Assessment pela Sociedade Brasileira de Coaching (com reconhecimento do Behavioral Coaching Institute – USA). Também é terapeuta transpessoal formado na DEP – Escola da Dinâmica da Energética do Psiquismo.

Sobre a Dextera

A Dextera é uma consultoria com foco em gestão de mudança organizacional e experiência de 16 anos em empresas de grande porte, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires. A consultoria presta serviços que tratam de mudanças organizacionais, e sua atuação abrange as áreas de Transformação e Mudança Organizacional; Aprendizagem Organizacional; e Desenvolvimento de Pessoas, oferecendo serviços em Gestão de Mudança, Treinamento de Usuários Finais, Educação Continuada em Sistemas, Educação Corporativa e Desenvolvimento de Equipes.

Como parceira exclusiva da Changefirst® para a América Latina, a Dextera oferece workshops, palestras, capacitações, certificação e serviços de consultoria na metodologia PCI® (Implementação Centrada em Pessoas) com acesso a ferramentas on-line. A Dextera atua em projetos em empresas como Natura, Gafisa, Grupo Pão de Açúcar, Odebrecht, Eletropaulo, Construtora OAS, Walmart Brasil, Mabe, Cemig, ArcelorMittal Brasil, Claro, Camargo Corrêa, Telefônica, Vivo, Método Engenharia, Siemens. E também na esfera pública, com o BNDES e a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais. Mais informações no site www.dextera.com.br.

SOBRE A CHANGEFIRST®

Desde 1995, a Changefirst® vem ajudando pessoas e organizações a implementarem mudanças com sucesso. Ao utilizar metodologia própria e comprovada de gestão da mudança, o PCI® (People-Centred Implementation), a Changefirst® ajuda gestores da mudança e gerentes de projetos a serem bem sucedidos, centrando-se no engajamento efetivo das pessoas.

A Changefirst® já atuou na gestão da mudança em organizações de mais de 35 países e seus profissionais já treinaram mais de 12 mil pessoas. É uma fornecedora de educação registrada no PMI (Project Management Institute) e sua metodologia de gestão de mudanças é projetada para se integrar com abordagens de mercado, incluindo Six Sigma e Prince 2. Mais informações no site www.changefirst.com.

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