quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Volkswagen suspende produção até sexta-feira

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (SindMetau) informou que os funcionários da Volks de Taubaté foram dispensados do serviço até sexta-feira (2). A paralisação da produção na empresa acontece por problemas com um fornecedor e isso vem ocorrendo desde o último dia 18.


A montadora não comentou o assunto.
Segundo a entidade, os cerca de 2,6 mil funcionários do primeiro turno foram liberados nesta quarta-feira (30) por meio de um mecanismo chamado 'dayoff' (dia de folga), em que a dispensa é transformada em banco de horas.
Os trabalhadores que cumprirem expediente na unidade no segundo turno estarão de licença remunerada nesta quarta, ou seja, as horas paradas não precisarão ser compensadas.
Desta vez, a Volks teve que adotar a licença remunerada para o segundo grupo porque excederia o limite de dias de folga que pode conceder, previsto em lei. A partir desta quinta-feira (1º), o 'dayoff' será retomado. Ainda não há confirmação se a Volks vai manter a produção parada no início da próxima semana.
As peças que estariam em falta em Taubaté seriam bancos automotivos. Procurados nesta semana para comentar o problema, o fornecedor e a Volkswagen não comentaram o assunto.
Em Taubaté, a A Volks produz os modelos GolUp! e Voyage e emprega cerca de 5,2 mil trabalhadores.
PDV e PPE
O Programa de Demissão Voluntária (PDV) teve 344 adesões na Volks até o último dia 25. Foram menos de 40 novas adesões desde o fim do primeiro prazo, encerrado no último dia 11.
Ainda para adequar a produção à demanda e evitar demissões, a Volks informou que vai pedir adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE) para a fábrica em Taubaté. A proposta de adesão foi apresentada aos trabalhadores em assembleia nesta terça-feira (29) e o pedido vai ser entregue pela empresa ao Ministério do Trabalho.
Essa é a terceira unidade da montadora no país a solicitar o plano que reduz a jornada e salários. Não há prazo para aprovação da medida, mas a expectativa é que o PPE seja validado em outubro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário