quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Governo Federal autoriza adesão da Volks ao plano pró-emprego

Empresa alemã não informou quando e como será utilizado o programa. O plano foi aprovado pelos trabalhadores em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgico de Taubaté (SindMetau).


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) autorizou a fábrica da Volkswagen, a aderir ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE). Cerca de 3,7 mil funcionários serão afetados pela medida. A Volks emprega cerca de 5,2 mil trabalhadores. A Volks não comentou o assunto.
A PPEde  foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia no fim de setembro. Depois disso, o pedido foi encaminhado e aprovado pelo governo federal.
Além da unidade de Taubaté, o governo aprovou a adesão ao PPE para a fábrica de motores da empresa em São Carlos (SP) e analisa o pedido feito para a fábrica da montadora em São José dos Pinhais (PR) - a proposta foi aprovada nesta segunda-feira (19) pelos trabalhadores. O pedido feito para a planta da Volks em São Bernardo do Campo (SP) também já foi autorizado pelo MTE.
Apesar de confirmar a aprovação, a Volkswagen não informou quando irá adotar e como funcionará o plano na unidade de Taubaté. Pela proposta, o modelo do PPE na planta previa a redução de 20% na jornada de trabalho e 10% nos salários dos trabalhadores.
Neste molde, o efetivo trabalharia de segunda a quinta-feira por seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Enquanto fizer parte do PPE, a Volks não pode realizar demissões sem justa causa.
Em Taubaté, a Volkswagen produz os modelos Gol, Up! e Voyage e vem adotando mecanismos para evitar demissões desde o começo deste ano. Entre as medidas estão Programa de Demissão Voluntária (PDV), suspensão dos contratos de trabalho e férias coletivas.
No início deste mês, 150 funcionários foram afastados após terem os contratos temporariamente suspensos pelo período de até cinco meses.
A PPE E AS NEGOCIAÇÕES

A Volkswagen negocia com o Sindicato dos Metalúrgicos a redução de jornada e salário por meio do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), criado pelo governo federal, desde agosto deste ano. A matéria  abaixo foi divulgada pela mídia em setembro (23):

“De acordo com o sindicato com a categoria, a adesão ao PPE já foi aprovada pelos trabalhadores em uma assembleia no fim de agosto, que também colocou fim à uma greve de 12 dias na unidade e cancelou 43 demissões.
Apesar disso, o modelo para redução de jornada e salário ainda precisa ser apresentada aos trabalhadores, o que deve ocorrer em assembleia nos próximos dias. Por nota, a montadora diz apenas que "está em contato com o sindicato no sentido de avaliar a adesão e implementação do PPE".
O sindicato da categoria informou que o modelo do PPE em Taubaté deve ter redução de 20% na jornada de trabalho e 10% nos salários. Com isso, os cerca de 5,2 mil trabalhadores da unidade devem trabalhar de segunda a quinta-feira. A fábrica de Taubaté da montadora produz os modelosGolUp! e Voyage.
Paradas na produção
Nesta quarta-feira (23), os funcionários da fábrica foram dispensados do trabalho pela terceira vez em menos de uma semana. A medida atinge os trabalhadores do segundo turno de produção e, segundo a montadora, foi adotada novamente por falta de peças. O sindicato informou ainda que os funcionários do 1° turno também serão dispensados na quinta-feira (24).
Além dessas paradas na produção, a empresa já havia dispensado trabalhadores na última sexta-feira (18) e na segunda (21) pelo mesmo motivo. O período em que os trabalhadores permanecerem afastados vai virar banco de horas. Não haverá desconto no pagamento.
A peça que está em falta e para quais modelos produzidos na planta ela é empregada também não foram informados.

Além disso, a Volkswagen vem adotando mecanismos na unidade de Taubaté para adequar a produção à demanda do mercado. A empresa já adotou férias coletivas, que foram concedidas em fevereiro a 250 empregados e depois em março, para praticamente toda planta por 21 dias. Além disso, em fevereiro, a empresa suspendeu o terceiro turno de produção. A montadora adotou ainda um Plano de Demissão Voluntária (PDV).

Adesões ao PPE
A unidade da montadora em São Bernardo do Campo também já aprovou a adesão ao programa. No final de agosto, a Mercedes-Benz, no ABC paulista, aderiu ao PPE. Com isso, a marca também cancelou 1,5 mil demissões. Os trabalhadores da Ford, em São Bernardo do Campo, também aceitaram a adesão ao programa após greve e cancelamento de 203 demissões previstas na unidade.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário