O programa Conexão Popular, da TV Câmara Taubaté, recebeu o promotor da Vara da Infância e Juventude de Taubaté, Manoel Sérgio Monteiro, para conversar sobre adoção e redução da maioridade penal.
O promotor explicou que todas as informações sobre adoção são disponíveis por meio de uma rede informatizada, tendo como identificação cadastro nacional e internacional. Neste “portfólio” são arquivadas todas as características das crianças a serem adotadas.
Na opinião de Manoel Monteiro, “hoje a maior dificuldade para se adotar não é nem tanto a questão da documentação, e sim a exigência solicitada pelos pais quanto ao perfil das crianças”.
Adoção pelo casal homossexual é visto pelo representante do Ministério Público como uma adoção normal, sendo que o processo de seleção da família é igual ao realizado em casais heterossexuais. “Há uma avaliação prévia das condições psicológicas e sociais do casal e é feito um estudo para saber se a família será aprovada para adotar a criança “a criança que escolhe o lar, não a família.”
Ele se manifestou contra a redução da maioridade penal e disse que o processo de ressocialização nos presídios “está falido”.
Com apresentação de Miguel Kater e participação do assessor de imprensa da Casa, Luiz Carlos Batista, o programa será exibido na TV Câmara a partir de segunda-feira, 17, às 8h, e durante a programação semanal da emissora, disponível no Boletim Legislativo nº 962.
Nenhum comentário:
Postar um comentário