A Volkswagen do Brasil apresenta a versão com carroceria de duas portas do up!, que chega ao mercado brasileiro apenas três meses após a opção de quatro portas para complementar a família do modelo. Com preço sugerido a partir de R$ 26.900, o up! duas-portas é R$ 2.000 mais barato que o de quatro portas, ressaltando sua já excelente relação custo-benefício.
O up! duas-portas estará disponível a partir deste mês nas mais de 630 concessionárias Volkswagen em todo o País nas versões take up! e move up! – que tem preço sugerido de R$ 28.300. As opções high up!, black up!, white up! e red up! permanecem com oferta apenas de carroceria quatro portas.
O modelo também estreia a nova transmissão I-Motion (SQ100), o que o torna o modelo equipado com câmbio de operação automática mais acessível do País. O up! também se torna o primeiro veículo com motor 1.0l do Brasil a ofecerecer transmissão automatizada. O recurso é opcional a partir da versão move up! de duas portas.
Visual mais esportivo e “limpo”
Assim como na versão de quatro portas, o design do up! duas-portas comercializado no Brasil teve de ser repensado, para que o modelo pudesse atender às necessidades dos mais variados tipos de consumidor. O resultado foi um estilo ainda mais “limpo” e esportivo. Toda a lateral é nova, com maior área envidraçada, e, no interior, foram implementados recursos para melhorar a ergonomia.
Em relação ao modelo europeu, o up! de duas portas brasileiro é mais comprido (6,5 cm), o que possibilitou aumentar as janelas traseiras. Para isso, toda a coluna “C” (na parte de trás do carro) teve de ser retrabalhada.
As janelas maiores têm um propósito: ampliar o campo de visão dos passageiros, melhorando a visibilidade do banco de trás do carro (até mesmo uma criança pode olhar pela janela) e, consequentemente, aumentar a incidência de luz dentro do carro. Além desses benefícios, a janela maior passa a impressão de que o carro é ainda mais comprido.
A coluna “B” (no centro do carro, lodo depois das portas) não é aparente, tornando a visão lateral do up! duas portas mais “limpa”, com menos linhas. Esse recurso, na verdade, possibilitou que a área das portas seja uma das mais amplas da categoria, facilitando o acesso à cabine. Com as portas maiores, o vista lateral do up! duas portas tem apelo bem mais esportivo.
Outro recurso inovador é o sistema de rebatimento dos assentos dianteiros “easy entry”. Tanto no banco do motorista como no do passageiro frontal, há duas hastes de comando para que o encosto recline: uma na direita e outra na esquerda. Ou seja, é possível rebater o banco do lado (ou com a mão) que for mais cômodo.
O habitáculo segue a mesma linha das versões quatro portas, com tecidos, cores e materiais distintos entre as configurações. No take up!, os bancos trazem o tear “orion” cinza. Na move up!, o tear “phoenix” azul, com seção central azulada e faixas laterais em cinza, conferindo ao up! duas portas um acabamento bem superior aos dos modelos desse segmento.
Motor premiado
O up! chega ao mercado equipado com o motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo.
Trata-se do motor mais potente da categoria, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto, e quatro válvulas por cilindro. O motor dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho).
Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.
O motor EA211 1.0l pode ser combinado à consagrada transmissão manual MQ200 ou à nova automatizada SQ100. Em ambos os casos, as relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.
Essa característica colabora para tornar o up! um dos veículos com menor consumo de combustível no Brasil, com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (referência janeiro/2014).
Seu tanque de combustível tem 50 litros de capacidade, o que lhe confere excelente autonomia.
Novo câmbio I-Motion
O up! oferece, a partir da versão move up!, a nova transmissão I-Motion (SQ100). A caixa utiliza atuadores eletromecânicos, o que colabora para menores tamanho e peso. Com aproximadamente 30 kg e 120 Nm de capacidade de torque, a nova caixa é uma das mais leves já construídas e seu desenvolvimento teve como objetivos: conforto, precisão de respostas, eficiência, baixo peso e padrão de manutenção Volkswagen.
Por meio da nova alavanca sem cabos (“shift by wire”) no console o motorista seleciona “D”, “M”, “N”, “R. No modo automático “D”, a caixa seleciona os pontos de troca que melhor atendam critérios de economia de combustível, conforto e segurança.
O software de gerenciamento da transmissão foi feito em parceria com a Porsche, sendo que os mapas foram elaborados a partir dos dados de eficiência do motor e das vias urbanas, estando adaptadas às necessidades do consumidor brasileiro.
Se necessário, a qualquer momento, é possível trocar a marcha escolhida pela TCU manualmente, por meio da alavanca, movendo-a no sentido longitudinal (para a frente e para trás). Ou seja, apesar de estar rodando em modo automático, a TCU sempre dá prioridade ao desejo do motorista. Após algum tempo, dependendo das condições de rodagem, o sistema volta automaticamente a gerenciar em modo “D”. Caso o motorista deseje mais esportividade, pode selecionar o modo “M” e trocar de marchas manualmente de forma definitiva. Nesse caso, a interferência da TCU ocorre somente em caso de segurança.
As relações de marchas são específicas da caixa SQ100 e diferentes das do câmbio MQ200, que equipa a versão manual do up!. Foram implementados degraus menores entre as marchas iniciais, de forma a melhorar as trocas em baixas velocidades e aumentar ainda mais o conforto.
Transmissão MQ200
Com comando a cabos e feita de alumínio, a caixa de câmbio manual é uma nova versão da transmissão MQ200, projetada especificamente para o package do up! e desenhada para se adequar ao motor EA211 1.0l.
O motor de partida foi instalado em nova posição, visando permitir que a bateria do veículo ficasse em uma posição mais baixa e distante do capô, para aumento da segurança de pedestres.
O modelo também vem com o recurso que indica no instrumento combinado a marcha ideal a ser selecionada. Como em outros produtos da Volkswagen com este recurso, a unidade de comando, ECU, calcula continuamente qual marcha deve ser engatada para uma condução econômica, mas sem abrir mão de segurança, durabilidade e conforto.
Desempenho de classe superior
O desempenho do up! é digno de modelos de classes superiores. Com o câmbio manual (MQ200), a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 12,6 segundos quando abastecido com gasolina e em 12,4 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 163 km/h (gasolina) e 165 km/h (etanol).
Quando equipado com o câmbio I-Motion, o up! acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos com gasolina (E22) e em 12,8 segundos com etanol (E100). A velocidade máxima é de, respectivamente, 166 km/h e 168 km/h.
A posição de dirigir é favorecida pelo banco “one shape”, que acomoda perfeitamente o condutor. Há ainda ajustes de altura para o banco do motorista (milimétrico) e para a coluna de direção, o que reforça a boa ergonomia do modelo. O up! também conta com bom apoio para o pé esquerdo do motorista.
Com ótima empunhadura, seu volante tem formato inspirado no do Fusca, com a base reta – na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo.
Mais seguro da categoria
O up! é o primeiro automóvel de entrada feito no País a obter 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. Dessa forma, o up! repete no Brasil o excelente desempenho em segurança do modelo europeu, o que evidencia o alto nível de qualidade do modelo brasileiro.
O up! começa sua história no Brasil com uma importante conquista. O novo Volkswagen é o primeiro veículo de entrada feito no País a conquistar a melhor qualificação possível tanto na proteção para adultos quanto na para crianças – cinco e quatro estrelas, respectivamente – no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos.
Essa conquista torna o up! não apenas o veículo mais seguro de sua categoria, mas um dos mais eficientes na proteção aos ocupantes, entre todos os automóveis à venda no País.
A segurança é reforçada pela oferta, de série em todas as versões, de freios ABS com EBD, dois airbags dianteiros, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga e fixação do tipo ISOFIX® / top tether para dispositivo de retenção infantil (cadeirinha).
Melhor em reparabilidade
O up! conquistou índice 11 no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. Isso torna o novo Volkswagen o melhor automóvel do Brasil – entre todos os participantes do estudo – no quesito reparabilidade.
O Car Group é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e ao custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com off-set de 40% na dianteira esquerda contra uma barreira rígida a um ângulo de 10°. As mesmas condições são aplicadas para o impacto da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).
Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O índice serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos.
Duas portas em duas versões
O up! mede 3,60 metros de comprimento (ganho de 6,5 centímetros sobre o modelo europeu), 1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (acréscimo de 2 centímetros). Seu entre-eixos tem 2,42 metros de comprimento. O peso total do modelo é de 892 kg, o que representa um grande avanço no segmento de veículos no qual o novo Volkswagen atuará.
Com a carroceria de duas portas o up! está disponível nas versões take up! e move up!. Desde a versão take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais destacam-se limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.
A abertura da tampa do porta-malas é feita por meio da fechadura elétrica “push button”, uma exclusividade no segmento. Seu destravamento é feito pela porta do motorista. O miolo da chave gira em falso em caso de tentativa de arrombamento.
O up! oferece como opcional direção com assistência eletromecânica “easy drive”. Esse recurso tem como principal vantagem colaborar para economia de combustível – diferentemente dos sistemas de assistência hidráulica, a elétrica só funciona quando há demanda. O volante do up! também merece destaque, com a base reta – o formato é inspirado no volante do Fusca.
Entre os recursos oferecidos de série ou como opcionais para o modelo está o sensor de estacionamento “park pilot”. Esse sistema funciona por meio de três sensores instalados no para-choque traseiro. Quando equipado com sistema de som, o sistema permite visualização gráfica do veículo na tela do rádio.
Outro destaque do up! é o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções. O modelo também oferece, de série em todas as versões, o ajuste de altura milimétrico do banco do motorista “sit & adjust”. Quando equipado com assistência eletromecânica para a direção, o up! traz também ajuste de altura da coluna de direção “sit & adjust plus”. Esses recursos reforçam a boa ergonomia do modelo, aspecto em que se destacam os bancos dianteiros “one shape”. “s.a.v.e.” – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço
O porta-malas do up! tem 285 litros de capacidade, uma evolução sobre o modelo europeu (221 litros). Com esse volume, o porta-malas do up! é um dos maiores da categoria. Quando o encosto do banco traseiro é totalmente rebatido, o compartimento pode carregar 976 litros de carga.
De série a partir do move up! é oferecido o “s.a.v.e.” – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, que altera o tamanho do compartimento e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples, prática e inteligente.
Na posição superior, quando o banco traseiro é rebatido (operação que se completa em apenas alguns segundos), a posição do piso de carga superior cria uma superfície de carga quase nivelada, permitindo ainda que se aloquem pequenos objetos sob o piso nessa posição. O piso de carga na posição inferior é usado se os objetos especialmente grandes e volumosos precisam ser guardados no porta-malas.
take up!
A versão take up! é equipada com rodas de 13 polegadas e pneus 165/80 R13, retrovisores externos com comando interno manual, para-sol com espelho para o passageiro e tomada de 12 volts no console central. Externamente, se diferencia pelos retrovisores e maçanetas na cor preta.
move up!
Na versão move up! o modelo passa a trazer rodas de 14 polegadas, com pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), nas medidas 175/70 R14, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O porta-malas “s.a.v.e.” é item de série já a partir dessa versão.
Nessa versão o modelo conta também com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.
Tecnologia inédita de infotainment
O up! oferece como opcional, para a versão move up!, o “maps & more” – sistema de infotainment e navegação. Esse recurso de tecnologia, o melhor da categoria, é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen.
Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), já com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais. Tudo por meio de operação intuitiva e simples de usar.
Instalado no centro do painel do up! e com tela de 5 polegadas, com o “maps & more” é possível visualizar as seis principais funções do “infotrip” de maneira gráfica: consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia e velocidade média; como uma extensão do quadro de instrumentos, exibindo o conta-giros e o termômetro do motor; e para a função ECO, com representação gráfica de comportamento do condutor, para auxiliá-lo a dirigir de forma mais econômica.
O “maps & more” tem ainda as funções de rádio, media-player (controla CD player, entradas auxiliares e as listas de reprodução) e Bluetooth – com recursos de ligações em viva voz e transferência de agenda, sendo possível inclusive o pareamento de dois aparelhos simultaneamente. Outra função do “maps & more” é a exibição da imagem do sistema OPS (Optical Parking System) de auxílio ao estacionamento. O “maps & more” pode ser removido quando não estiver em uso, podendo ser utilizado como lanterna (toda a sua tela se acende) ou mesmo bloco de notas portátil.
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