Na implantação ou manutenção das instalações industriais em usinas de preservação de madeiras (UPMs), é indispensável atender aos requisitos técnicos e legais para que o resultado seja positivo.
Hoje, dois tipos de suporte técnico são disponibilizados pela Engenharia da Montana Química para as UPMs. Um para a implementação de um novo e moderno projeto de instalações industriais, outro para adequação e manutenção de uma planta já existente.
No primeiro caso, o empreendedor opta pela aquisição de uma autoclave. Com extensa tradição no setor, o projeto Montana privilegia o atendimento às normas técnicas nacionais e internacionais. É o caso do Código ASME (American Society of Mechanical Engineers) e da norma regulamentadora, a NR 13 do Ministério do Trabalho, que estabelece parâmetros para caldeiras e vasos sob pressão. Além disso, também atende as legislações ambientais, federais e estaduais. O cliente recebe um projeto completo de caldeiraria, executado por empresa especializada e parceira que obedece integralmente as especificações da Montana, além do acompanhamento no local das novas instalações e treinamento do pessoal.
O segundo caso é o do cliente que adquiriu equipamento de outro fornecedor para sua UPM. Ele também pode contar com a assessoria técnica e treinamento para resolver eventuais problemas e adequar seus equipamentos às normas. A Montana supre a assistência técnica e o treinamento que, muitas vezes, o fabricante original não oferece. O atendimento vai da parte mecânica à orientação para o cumprimento da legislação, o que inclui toda a documentação necessária.
Fazendo a diferença – O foco na instalação de uma nova UPM começa com o Código ASME, que indica e normaliza os cálculos e os materiais necessários para toda a construção da unidade industrial. A Montana emite um Certificado com o projeto descritivo técnico, assinado pelo engenheiro responsável, além do Prontuário com descrição do equipamento e assinatura do responsável. Estyes procedimentos atendem as exigências da NR 13, é um “atestado de nascimento” da UPM.
A manutenção das instalações deve ser feita anualmente. Começa com uma inspeção feita por profissional habilitado, que avaliarão as condições do vaso sob pressão e possíveis riscos de ruptura. Ao final será emitido um Relatório de Inspeção apontando as condições das soldas externas e internas, além da tubulação. O documento estabelece a responsabilidade técnica pela vistoria. Indica possíveis trocas ou substituição de selos de bombas, de válvulas e das borrachas de vedação de portas.
Um equipamento bem fabricado para a UPM é robusto e, normalmente, sua manutenção é barata. É verdade que a qualidade tem preço, mas também traz tranquilidade. A diferença é como a de dirigir um carro de qualidade e com boa manutenção, ou não. O suporte técnico da Montana é totalmente documentado e dentro das normas. UPM que está dentro das normas, também está legal. Quem está fora, fica sujeito às sanções previstas na lei.
Pedro Pazin
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Montana Química S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário