quarta-feira, 23 de abril de 2014

PRAZO PARA DECLARAR O I.R. ESTÁ ACABANDO

A poucos dias do fim do prazo, menos da metade das declarações de Imposto de Renda esperadas para 2014 foi recebida pela Receita Federal. Embora seja um hábito presente em nosso cotidiano há tantos anos, muitos brasileiros ainda têm o costume de deixar para a última hora e, só agora, “aos 45 do segundo tempo”, começam a reunir a documentação, baixar o programa online necessário e correr para não estourar o tempo determinado.

Como já é sabido, o período para prestar contas ao “Leão” foi iniciado em 6 de março e se encerrará no último dia de abril. Mesmo com pouco menos de dois meses de tempo, cerca de 60% dos declarantes deixaram a obrigação para os últimos dias. O problema é que, na pressa, muitos acabam fornecendo informações erradas e incompletas, se complicando com a Receita.

Embora muitos não saibam, arredondar os valores, tanto para mais quanto para menos, pode ser entendido como tentativa de burlar o sistema de coleta de dados, pois os computadores da Receita Federal são extremamente precisos.

Outro problema recorrente é a falta de comprovantes, seja em declarações de empresas ou pessoas físicas. Por conta disso, é fundamental que haja atenção em relação à documentação necessária: o dono de empresa deve ficar atento, por exemplo, para não conflitar as informações contidas no CNPJ do estabelecimento e em seu CPF - estes dados estão atrelados e qualquer desencontro pode ser comprometedor; já as pessoas físicas não devem pecar pelo “excesso”, uma vez que não é incomum encontrarmos a inclusão de filhos como dependentes nas declarações tanto do pai quanto da mãe - isto gera duplicidade de informações, o que também é identificado pela “malha fina”.

Como o velho ditado “antes tarde do que nunca” ainda se faz verdadeiro, essas medidas são fundamentais para que erros sejam evitados. Portanto, declarantes, corram com a documentação, baixem o programa online e fiquem atentos: 30 de abril é o último dia para escapar da multa imposta pela Receita Federal aos atrasados.


* Dora Ramos é especialista em Contabilidade e Controladoria, fundadora e diretora responsável pela Fharos Assessoria Empresarial e atua no mercado contábil-administrativo há mais de 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário