quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Homicídios e latrocínios caem na região do Vale do Paraíba

A região que abrange o Vale do Paraíba e o Litoral Norte teve neste ano queda dos dois indicadores de criminalidade que registram mortes violentas: homicídios dolosos e latrocínios. 

Os homicídios caíram 3,48%, com 333 casos de janeiro a novembro, 12 a menos que no mesmo período de 2012. Em novembro, houve uma ocorrência a mais em relação ao mesmo mês do ano passado.

Os dados fazem parte das estatísticas criminais divulgadas  pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

As estatísticas de criminalidade mostram também que os latrocínios (roubos seguidos de morte) diminuíram 42,85% nas 39 cidades que compõem a região. 

A comparação do período entre janeiro a novembro aponta 12 casos a menos do indicador de criminalidade. Enquanto no ano passado foram 28, nos onze meses deste ano foram 16, embora novembro deste ano tenha registrado um caso a mais em relação ao mesmo mês do ano passado.

Crimes contra o patrimônio

Segundo as estatísticas, houve também redução em três indicadores de crimes contra o patrimônio em novembro – furtos e roubos e furtos de veículo.

Pela quarta vez consecutiva, os furtos caíram na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, com 2.070 casos registrados em novembro. A diminuição do indicador foi de 10%, ou seja, 230 casos a menos que no mesmo mês de 2012. 

Os dados das estatísticas mostram ainda que o indicador teve queda de 5,68% no ano. Foram 1.433 ocorrências a menos, ficando em 23.789 entre janeiro e novembro deste ano.  

Outros dois importantes crimes contra o patrimônio também recuaram em novembro na região. O roubo de veículo caiu 5,19% e o furto de veículo 0,27%. 

O primeiro passou de 212 casos em novembro do ano passado para 201 no mesmo mês deste ano. Teve, ainda, queda de 8,83% no ano, com redução de 213 ocorrências. 

Os furtos de veículo diminuíram em um caso em novembro, com 373 ocorrências contabilizadas. 

No ano, o indicador apresenta recuo de 2,98%, com 123 casos a menos. De janeiro a novembro deste ano foram registrados 4.008 casos do tipo. 

Sequestros zerados

Assim como em novembro do ano passado, nenhuma ocorrência de extorsão mediante sequestro foi registrada no mês. 
No ano, houve um caso, um a menos que no período de janeiro a novembro do ano passado. 

Recorde de prisões

As polícias Civil e Militar 39 cidades da região bateram recorde prisões, com a maior quantidade em um mês de novembro desde 2001. Foram 844 prisões no mês.

Em comparação com o mesmo mês do ano passado - quando foram feitas 780 prisões - houve aumento de 8,21%, ou 64 registros do indicador de produtividade policial.



O indicador de produtividade policial aumentou, ainda, 7,9% no ano, com 730 prisões a mais. De janeiro a novembro deste ano foram 9.970 - recorde para esse período de onze meses. 

Menos armas nas ruas

De janeiro a novembro, as polícias fizeram 1.126 apreensões de armas de fogo. O número é 4,94% maior que a quantidade de armas retiradas das ruas no mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário