sábado, 30 de novembro de 2013

Não tenha vergonha de ser ridículo nem perca a chance de ser feliz


Camões Filho

         Toda pessoa vive a ilusão de ser feliz. Se bem que a noção de felicidade muda de pessoa para pessoa. Aquilo que eu aspiro, pode ser besteira para muita gente. Em contrapartida, tem gente que sonha certas coisas para as quais não estou nem aí.
         Quer ser feliz? Não tenha vergonha de ser ridículo. Não esteja nem aí com a opinião dos outros. Seja você mesmo. Faça uma listinha das coisas que ainda espera fazer acontecer e corra atrás de seus sonhos.
         Lembro-me da história de um médico gaúcho que, ao completar vinte anos de profissão, jogou tudo para o alto e não se fez de rogado. Viu que ainda havia tempo para ser feliz, fazendo aquilo que sempre sonhou. Devidamente apoiado pela sua família, montou uma banda de rock!
         E você, tem muita coisa que gostaria de fazer, mas se sente travado, com medo de ser censurado pela família, pelos amigos? Pois enquanto ainda tem tempo, vá fazer o que gostaria de fazer. A vida é muito curta pra gente abortar nossos sonhos por conta da opinião alheia.
        Participei de uma feira de arte e cultura numa escola de Taubaté, onde fui fazer uma palestra sobre meu livro “O canto do vento”. Estava na sala dos professores, quando conversava com um amigo escritor. Ele me mostrou uma casinha ao longe e comentou que um de seus sonhos é um dia conviver com uma família dessas casinhas da zona rural. Ouvir suas histórias. Tomar um cafezinho coado na hora com bolo de fubá. Comer uma galinha caipira feita no fogão de lenha. E depois dormir naquele local, sendo despertado bem cedo pelo canto de um galo, a balbúrdia dos passarinhos no amanhecer, os raios solares rasgando as copas das árvores.
         Fique pensando comigo: tudo isso, que faz parte da simplicidade do cotidiano dessas famílias da roça, é o sonho desse meu amigo, um conceituado maestro, que já dirigiu orquestras e participou de incontáveis concertos pelo Brasil todo e diversos países do mundo.
         A felicidade está muitas vezes ao nosso lado e nós não enxergamos. É bom começarmos a prestar mais atenção nessas sutilezas de nossa vida e ouvir os recados que o universo nos dá a todo momento. Ou corremos o risco de perdermos a rara chance de sermos felizes.

 ---------------------------


Camões Filho, jornalista, escritor e pedagogo, é membro titular da Academia Taubateana de Letras.
E-mail para contato com o autor: camoesfilho@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário