quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Saveiro Cross Cabine Dupla é eleita “Melhor picape” e Novo Fox BlueMotion “Melhor carro sustentável” no Prêmio 10 Best

Modelos Volkswagen foram selecionados por um júri formado por empresários, publicitários e pela redação da revista Car and Driver

A Volkswagen conquistou duas categorias no Prêmio 10 Best, promovido pela Revista Car and Driver. A Saveiro Cross Cabine Dupla foi eleita a “melhor picape” e o Novo Fox BlueMotion foi o “melhor sustentável” na sétima edição do prêmio, cujo evento de premiação ocorreu ontem (26), em São Paulo.
“Os prêmios são um importante reconhecimento para os modelos da marca. A Saveiro Cross Cabine Dupla e o Novo Fox BlueMotion se destacam com inovações e recursos inéditos de tecnologia em seus respectivos segmentos”, afirma o gerente de Marketing do Produto da Volkswagen do Brasil, Henrique Sampaio.
Entre os 30 finalistas, os dois modelos Volkswagen foram selecionados pela redação da revista. De acordo com a publicação especializada, a Saveiro Cabine Dupla “surgiu como um produto mais bem-acabado frente à concorrência. Afinal, uma cabine dupla deveria ser um carro de passeio com caçamba. Cinco lugares mais espaço para carga. É o que a Volkswagen fez”. Ainda segundo a Car and Driver, graças aos recursos de tecnologia que oferece de série, “a Saveiro Cross Cabine Dupla se posiciona como a última fronteira entre os veículos com tração dianteira, antes de chegar ao 4x4”.
“O Novo Fox BlueMotion é o cartaz mais colorido para quem quer juntar a causa ambiental com a pessoal”. Assim a revista define o hatch Volkswagen como o melhor modelo sustentável, mencionando que o Novo Fox conta com soluções para a redução de consumo que funcionam tão bem como os instrumentos de uma orquestra.
Saveiro Cross
A Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211. Com até 120 cv (etanol), esse motor conta com quatro válvulas por cilindro, sistema de partida a frio aquecida (que dispensa o tanque auxiliar de combustível), coletor de escape integrado ao cabeçote, bloco e cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas, duplo circuito de arrefecimento e duplo comando válvulas integrado à tampa do cabeçote.
Completa de série, a Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada com volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura (30º) e distância (50 mm), exclusiva rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus 205/60 R15 de uso misto) e faróis com a função Coming & Leaving Home, HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa, entre outros.
O utilitário Volkswagen oferece o melhor sistema de freios entre as picapes compactas, contando com freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Além de ser eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os novos freios demandam 60% menos força para realizar a mesma desaceleração.
Isso sem falar que os freios da Saveiro Cabine Dupla têm melhor comportamento térmico (maior resistência ao fading, ou seja, perda de eficiência causada por aquecimento) do que os demais sistemas utilizados no mercado e conta com a função BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem).
Outra inovação do utilitário são os freios ABS com função off-road. Esse recurso reforça os freios em estradas não pavimentadas, uma exclusividade que estreia no segmento das picapes compactas de cabine dupla. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.
Destaque também para o controle de estabilidade (ESC). O modelo Volkswagen incorpora de série esse recurso, que reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
Há, ainda, o ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração – e o EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial. O ASR auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.
Já o bloqueio eletrônico do diferencial, em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.
Novo Fox BlueMotion
Oferecido com o novo motor 1.0l de três cilindros, da família EA211, e transmissão manual de cinco marchas, o Novo Fox 1.0l BlueMotion tem como base a lista de equipamentos da versão Trendline, mas com visual externo e interno exclusivos. Esta versão traz modificações mecânicas e estéticas que contribuem para que o modelo atinja expressivos índices de economia de combustível.
Em seu quadro de instrumentos o Novo Fox 1.0l BlueMotion traz de série, além do computador de bordo, uma barra gráfica que indica o consumo instantâneo de combustível. O item auxilia o motorista a conduzir de forma mais econômica.
Outro dispositivo de auxílio ao motorista para uma condução voltada à economia é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada por meio de um indicador numérico e por setas que o orientam a reduzir ou aumentar a marcha.
A aerodinâmica do Fox BlueMotion foi desenvolvida e certificada em túnel de vento. Cada detalhe, inclusive os novos desenhos das calotas, foi elaborado com o objetivo de minimizar o arrasto aerodinâmico. A grade frontal superior tem formato diferenciado, com desenho exclusivo dotado de um filete azul e abertura mais estreita, o que garante eficiência aerodinâmica.
O Novo Fox BlueMotion tem potência de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv à mesma rotação, com etanol. O torque é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações.



























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