sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região: 55 anos de lutas e conquistas

HERNANI LOBATO, PRESIDENTE DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
Na segunda-feira, 18, comemora-se os 55 anos de fundação do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região. São mais de cinco décadas em defesa da classe trabalhadora e pelo desenvolvimento da região.
O Sindicato teve sua história marcada por grandes desafios, na luta por empregos e qualidade de vida, consolidando-se como a mais importante entidade sindical da região, filiada à CUT (Central Única dos Trabalhadores).
O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região representa hoje mais de 19 mil trabalhadores e trabalhadores das cidades de Taubaté, Tremembé, Caraguatatuba, Ubatuba, São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Lagoinha, Natividade da Serra, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, com aproximadamente 90% de associados, um dos maiores índices de sindicalização do país.
Durante esse tempo, vivemos e sentimos a transformação do processo industrial. Desde às antigas fundições e linha de produção de automóveis totalmente manual a modernos processos produtivos automatizados, com uma das maiores concentrações de robôs industriais do país, que passaram a operar em ambientes de trabalhos penosos.
Ao mesmo tempo em que tem atuado na defesa de justiça social, nas mobilizações pela redemocratização do país, no resgate da cidadania e na consolidação da importância da participação popular nos rumos da sociedade, o Sindicato sempre se empenhou nas lutas por melhorias aos metalúrgicos, não apenas no seu local de trabalho, como também para o bem-estar de seus familiares.

Sob nova direção

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região chega a sua 18ª gestão e a quinta gestão consecutiva filiado à CUT. 
Essa nova diretoria, que vai gerir  o Sindicato nos próximos quatro anos (2013-2017), reafirma os compromissos com a CUT, alinhando-se com os sindicatos da categoria, filiados à CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) e à FEM/CUT (Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos de São Paulo), e com os sindicatos representantes das demais categorias de trabalhadores.
No campo sindical, essa diretoria tem o compromisso de ampliar a representação no local de trabalho; incentivar e apoiar as Cipas dos Trabalhadores e Comissões de Fábrica; lutar pela garantia dos direitos e por trabalho digno e de qualidade, principalmente nas pequenas e médias empresas; aumentar  o número de trabalhadores filiados; trabalhar a formação para dar oportunidade a novas lideranças, estimulando a participação da juventude e das mulheres; defender a política de cotas e respeitar as decisões  democráticas da categoria.
Historicamente, os metalúrgicos têm-se destacado como a principal categoria profissional e que dá exemplo  de organização, de mobilização para os demais trabalhadores, ousadia para ocupar novos espaços na política e contribuído para a construção da democracia brasileira e mundial.

Além da defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores, nosso compromisso com a cidadania visa promover o bem estar social e a harmonia, criando condições para que todos e todas possam participar da vida  em sociedade, com oportunidades iguais e incentivando as práticas sociais, culturais e esportivas.

Hernani Lobato
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário