(*) José Américo
Se antes a principal preocupação do poder público estava relacionada à criação de empregos e a melhorias salariais, as demandas atuais sinalizam para um quadro diferente, em que a população, por direito, quer qualidade nos serviços públicos.
Saúde, educação e transporte são alguns dos itens que surgiram nas manifestações que tomaram as ruas do país. Elas fazem todo o sentido e estão ligadas às conquistas sociais obtidas nos últimos anos. O que se quer, a partir de agora, é um salto de qualidade na vida das cidades.
Essa mudança nas reivindicações coloca um desafio para todos os agentes públicos: o de formular propostas criativas e audaciosas para dar conta dos novos tempos. Isso é essencial, ainda mais no momento em que as dificuldades para se obter recursos são enormes para grande parcela dos municípios.
Em São Paulo, um exemplo que pode servir para outras cidades é a Operação Urbana Água Branca. O projeto, que será analisado e votado na Câmara Municipal, deverá criar o chamado perímetro expandido. Com isso, será possível estender o alcance dessa medida para a população de bairros vizinhos, como Freguesia do Ó e Cachoeirinha, na zona norte da capital.
O que traria melhorias apenas para uma única região ganha contornos de maior impacto. Daí que se conseguirmos aprovar esse projeto, iremos romper a postura tradicional de ver as operações urbanas atreladas a uma única área. Isso contribuirá, inclusive, para que pensemos cada vez mais na cidade como um todo, e não apenas por uma lógica fragmentada.
Nesse sentido, minhas expectativas são as melhores pela aprovação da Operação Urbana Água Branca. Entre outros benefícios será possível realizarmos obras de infraestrutura que evitem as inundações, construir novas moradias populares e creches, além de melhorar o sistema de circulação viária. Isso é ser criativo, isso é ser audacioso. É o que a população quer e espera de seus representantes.
(*) O autor é presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Contato:joseamerico@camara.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário