quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Taubaté sedia palestra sobre câncer de próstata na praça Dom Epaminondas

EVENTO É UMA DAS AÇÕES PROMOVIDAS PELO DEPUTADO PADRE AFONSO LOBATO (PV) DENTRO DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL, EM PARCERIA COM INSTITUTO LADO A LADO E PREFEITURA
O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV), em parceria com o  Instituto Lado a Lado Pela Vida e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira, 6, uma palestra sobre o câncer de próstata, na tenda da praça Dom Epaminondas, em Taubaté, às 9h.
O evento contará com a presença de médicos do Instituto Lado a Lado, que é o responsável pela realização, pelo quarto ano seguido, da campanha Novembro Azul em todo o Brasil, referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência.   
No ano passado, a mobilização para conscientizar sobre o câncer de próstata realizou mais de 1400 ações em todo o País, com a distribuição de cinco milhões de folhetos informativos em 23 Estados e no Distrito Federal. Neste ano, centenas de ações ocorrerão em várias cidades do Brasil, incluindo Taubaté, a convite de Padre Afonso. “É uma ação do mandato, que também deve contribuir para orientar a população”, disse o deputado.
Além da iluminação de vários monumentos públicos de azul e de outras ações, também haverá uma sessão solene no Congresso Nacional em homenagem à iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida, para celebrar a data e fomentar discussões para que a política de atenção à saúde do homem seja definitivamente implantada. Haverá, ainda, uma série de vídeos educativos do Dr Dráuzio Varella, abordando o tema de forma clara e direta.
CÂNCER DE PRÓSTATA
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário