terça-feira, 3 de novembro de 2015

MEDÍOCRES DE TAUBATÉ !

INVEJA MATA...

DALTON MOREIRA

Louco. Bêbado. Drogado. Irresponsável. “Pena de aluguel”. Pau mandado. Touro louco. “Laranja”. Aspone... “prostituta de aluguel”...

Durante muitos anos tenho ouvido (mesmo furioso) já que  muitos falam todos esses adjetivos “elegantes” a meu respeito aqui na bucólica província de Taubaté. Nunca respondi ou dei a mínima atenção a esses sociopatas  ao que falastravam  pois sempre comentários dessa natureza baixa, esdrúxula, sempre partiram de pessoas indignas, incompetentes e medíocres. Em suma, projetos de fetos que não deram certo. Amebas tontas e tresloucadas. Mas, chega um  momento em que me vejo obrigado a reagir...revidar pois todo ser humano íntegro e com vergonha na cara e dignidade que sempre lutou e deu sangue no seu serviço não pode se calar. Afinal, estamos ou não numa democracia? E palavras bem colocadas irritam e incomodam um establishment acostumado a lambedores de botas e acharcadores que se fazem passar pela profissão que honro com muita dignidade: o jornalismo. São os picaretas que assinam o nome com o polegar. E afirmam com cara de peroba que são jornalistas...Pianam como se diz na gíria policial. São incultos mas doutores na calúnia, ladroagem, picaretagem e estelionatagem.
Essa ralé e bandidagem barata é predominante na cidade. São bandidos provincianos e não sabem o que realmente é “bandidagem pesada”. Marginais de aluguel. Os “biscateiros” baratos que vendem a mãe para tomar a pinga barata do boteco da esquina. Desconhecem a Regra do Jogo. Literalmente. Não têm a mínima noção do que isso significa.
Por que estou escrevendo isso então? Simples: para afirmar literalmente que profissional aqui tem que tomar muito cuidado pois aqui na entrada do município tem uma placa bem clara: “Aceitamos picaretas. Jornalistas profissionais, não...Não gostou? Suma...Você não é bem vindo... LIBERDADE DE EXPRESSÃO? NÃO CONHECEMOS ESSE VOCÁBULO...”
Sabem por quê? Explico. Se você escrever um texto redondo, informativo, detalhado explicando, por exemplo, que aquele empresário ou político fez algo de bom para a sociedade etc. A primeira pergunta que surge contra você: “quanto ele ganhou para escrever bem sobre esse ou aquele... Quem está pagando?”. Agora, segundo caso: uma matéria crítica, incisiva: “Quem está bancando para ele sarrafar aquele sujeito ou entidade?”.
Em suma. Ninguém nesta terra de ninguém – curva de rio – tem a mínima noção do que é jornalismo sério,
imparcial. A Lei de Gerson é o lema. É um sério problema que foi imposto pelo grupelho de quadrilheiros que predomina na província. Por isso Lobato se mandou...
Quando o profissional não adere esses politiqueiros quadrilheiros são ótimos numa coisa pois em uníssono na calada da noite se reúnem e dão a sentença: extermínio. O primeiro passo a ser tomado é tirar a credibilidade do profissional. Denegrir sua imagem criando um clima terrível para que ele caia fora e ninguém acredite no que fala ou faz.
Isso dá certo. O repórter começa a ser tachado de bêbado, drogado, viciado, irresponsável, pena vendida, repórter do cinquentinha etc...E espalham as inverdades do profissional que acaba – infelizmente – de uma grande mentira para uma verdade.
Posteriormente, vira alvo de chacota...Abatem seu psicológico a tal ponto que a pessoa perde o rumo de casa. Se para no bar para tomar um suco espalham que na hora do serviço estava tomando cachaça...Se conversa com alguém estava pegando grana... E por aí vaí...
Não sou vítima. Nem faço papel disso... Conheço cada um desses marginais aqui instalados. De fora ou de dentro. O podre de cada um deles. Lembrem-se corjas de urubus: minha vida profissional foi na Grande Imprensa onde existe ética, profissionalismo e respeito ao profissional e ao ser humano. Fofoca é coisa de boiola enrustido. Conheço cada um...
São muitos anos de mundo trabalhando sempre. Sendo assim – ainda não encerrei este assunto – estou fazendo um pequeno resumo: não tentem me intimidar, não me encham a paciência, não ameacem...Não sabem o que tenho na cartola...Tem bala para todos e muito estoque de munição...
Eu sou o que deixo vocês – calhordas e candidatos a merda – verem...Lia e leio seis horas por dia não é à toa...Cultura ainda é a assimilação orgânica de conhecimento.
Prefiro ser só pois estou muito bem acompanhado. Do que cercado de falsidade, hipocrisia, fingimento, tapas inócuos nas costas, imbecilidade, debilidades, paranoias. É mais saudável. Isso não significa que não tenho amigos. Tenho e conto nos dedos. São dois (Neda Dias e Hernani Lobato) pois são leais, leais e lealdade não tem preço. Mas tem mais que  a posteriori citarei...
Sendo assim, não adianta fazer discurso nos meus ouvidos sobre isso ou aquilo. Quem sabe da minha vida sou eu. Quem escolhe minhas companhias sou eu...Os amigos, eu...
Não chegou perto demais se não vou com sua fuça pois tenho asco a quadrilheiros e falsidade, ignorância, arrogância e, principalmente, imbecil.
Sou como sou. A vida é isso. Somatória de erros e acertos. Procuro errar menos em meu benefício e dos que têm amizade sincera.
Estou me estendendo muito. Cuidado quadrilheiros. É um aviso prévio. O próximo...É jugular... E ponto ainda não final pois voltarei ao assunto.






Um comentário: