O governador Geraldo Alckmin assinou neste domingo um aditamento ao convênio da Atividade Delegada em Taubaté, que prevê a aquisição de veículos e equipamentos pela Prefeitura da cidade para os policiais militares participantes do programa.
O acréscimo ao convênio prevê que a Polícia Militar receba da Prefeitura até 18 bicicletas, 50 motocicletas e seis veículos, além de equipamentos sonoros, rádios-comunicadores, capacetes e uniformes para motociclista.
Durante o evento, já serão entregues 50 motocicletas, duas viaturas, 16 bicicletas e 50 capacetes, que custaram R$ 1.062.200,00. De acordo com o convênio, o total a ser investido na aquisição dos materiais será de mais de R$ 1,4 milhão.
O convênio da Atividade Delegada foi firmado entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Prefeitura de Taubaté em junho de 2013. Por dia, até 50 policiais militares podem ser empregados na ação para combater o comércio ambulante irregular na cidade.
Os PMs podem trabalhar até oito horas por dia, 10 dias por mês.
Somente no ano passado, o Governo do Estado investiu R$ 956,3 mil na compra de 23 novas viaturas para reforçar o policiamento na cidade de Taubaté, localizada a 130 quilômetros da Capital.
A Atividade Delegada
Implantada pioneiramente na Capital, em 2009, a Atividade Delegada já é desenvolvida em outras 36 cidades – quatro delas na Grande São Paulo.
Além de aumentar o efetivo fardado nas ruas, a parceria contribui para a redução de indicadores criminais e aumento da sensação de segurança na população.
As prefeituras interessadas em ter a parceria devem procurar o Comando da Polícia Militar da região com um projeto específico que atenda as necessidades do município.
Além de desenvolver um projeto próprio, a prefeitura deve regulamentar uma lei municipal que autorize ao policial trabalhar nos dias de folga.
O projeto deve ser encaminhado ao Comando Geral da Polícia Militar e à SSP para que, depois de analisado, possa ser aprovado pelo secretário da Segurança.
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