Pesquisa do Sincovat ouviu 84 lojistas de Taubaté, Caçapava e Campos do Jordão
Apesar das incertezas relacionadas ao atual cenário econômico, o comércio vive a expectativa de crescimento nas vendas para o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista) nas cidades de Taubaté, Caçapava e Campos do Jordão, os lojistas esperam vender, em média, 5% a mais este ano, com relação ao mesmo período do ano passado.
O levantamento ouviu 84 comerciantes das três cidades entre os dias 13 e 23 de abril. Já o valor dos presentes deve ser menor do que em 2014. Em Taubaté, a expectativa é para um tíquete médio de R$ 75,00 - no ano passado a previsão foi de R$ 90,00. Em Caçapava, os filhos devem gastar em média cerca de R$ 50,00 com os presentes - R$ 5,00 a menos do que em 2014. Em Campos do Jordão, o valor deve girar em torno de R$ 70,00, contra R$ 85,00 do ano anterior.
Entre os itens mais vendidos no Dia das Mães apontados nas sondagens realizadas nos anos anteriores estão: Vestuário, Perfumes e cosméticos, Flores, Calçados, Bolsas e acessórios, Joias e bijuterias, Eletrodomésticos (forno micro-ondas, ar-condicionado, liquidificador, fogão) e Eletrônicos (celular, tablet, televisão).
De acordo com a Fecomercio-SP, devido à retração de crédito ao consumo, o cenário é desfavorável para os setores de bens duráveis, cujos preços são relativamente mais elevados, somada a uma maior proporção de pagamentos sem juros, deve levar a uma queda do valor médio do presente.
Com isso, pais e filhos provavelmente evitarão a compra de itens desses segmentos e os presentes tendem a se concentrar em roupas, calçados, bijuterias, bolsas, acessórios e flores.
Para o Presidente do Sincovat, Dan Guisnburg, as últimas datas comemorativas do comércio evidenciam um consumidor mais cauteloso com o seu orçamento e mais maduros em suas tomadas de decisões de consumo. Mesma assim, o Dia das Mães pode ser uma oportunidade de recuperação.
"Apesar do atual cenário, a data pode representar uma oportunidade para o setor recuperar as vendas, visto que é o melhor período de vendas do primeiro semestre, e no ano fica atrás apenas do Natal. Mesmo com uma expectativa de tíquete médio menor, dificilmente um filho deixa sua mãe sem presente", comenta Guinsburg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário