segunda-feira, 27 de abril de 2015

Carlos Peixoto quer agilizar votação de projeto contra dengue

O vereador Carlos Peixoto (PMDB) solicitou às comissões permanentes da Casa que se prontifiquem a emitir o quanto antes parecer sobre o projeto de lei de sua autoria que cria o programa de incentivo ao cultivo das plantas citronela e crotalária, como método natural de combate à dengue.
“Faço apelo às comissões dessa Casa sobre esse projeto de Lei, que tem tudo a ver com saúde pública. Que a gente possa começar a plantação da citronela e a distribuição gratuita na cidade, para as casas e praças tenham esse combate natural à dengue.”
Peixoto explicou que a crotalária atrai a libélula, predadora oficial do Aedes aegypti. Disse que a citronela é o repelente natural e mais eficaz que existe. “Se você comprar um repelente de farmácia, passar no braço e comparar, vai ver que a eficácia da citronela é muito maior.”
Falou que uma muda da planta custa cerca de R$ 1,50. “Imagina a Prefeitura comprando centenas de milhares, por quanto vai sair? Aí eu pergunto: quanto sai o tratamento de alguém infectado por dengue? Fica muito mais caro!”
O vereador explicou que uma planta de citronela age num raio de 50 metros quadrados. “Imagina uma cidade inteira com essa planta!”
De com o vereador, o projeto foi implantado em Presidente Venceslau (SP). A cidade encheu as praças com a planta e a distribuiu para ser plantada dentro das casas, o que diminuiu em 90% o número de infectados pela dengue em 2014, comparado a 2013.
“É lógico que essa mudança não será feita no ano de 2015, mas temos que aprovar rápido, pois essa planta precisa começar a ser colocada nos locais este ano para diminuir drasticamente os casos em 2016. Estamos vendo que o trabalho mudou bastante, a fiscalização está bem mais séria. Agora, já imaginou se os agentes levassem uma muda da planta, ao vistoriar as casas? É esse meu pedido,” disse Peixoto.
Saúde


Para Carlos Peixoto, a saúde no Brasil está “cada vez mais complicada, e providências precisam ser tomadas”. Há demora para se conseguir vagas em hospitais, e hoje em dia até quem tem plano médico leva cerca de dois meses para conseguir uma consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário