sexta-feira, 4 de maio de 2012

50 mil pessoas lotam a Avenida do Povo no 1º de Maio de Taubaté

Cerca de 50 mil pessoas passaram pela Avenida do Povo em Taubaté durante as 7 horas de shows e atrações da grande festa de 1º de Maio de Taubaté, realizada pelos Metalúrgicos de Taubaté e Região, em comemoração ao Dia dos Trabalhadores (as).

 Neste ano o 1º de Maio teve o tema “Saúde: Um direito de Todos” e pode debater com a população presente a situação da saúde no país, no estado e no município.

 O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, Isaac do Carmo, acompanhado por diversas lideranças políticas nacionais e do Vale do Paraíba promoveu com a população um grande debate sobre o tema da saúde pública e do trabalhador durante todo o evento.

 Além do debate sobre a saúde, a população de Taubaté assistiu grandes shows do grupo Cheiro de Fulô, Grupo Paranga, Matheus Leite, Grupo Jeito Moleque e a dupla Hugo e Thiago.

 Logo no início da festa, o senador Eduardo Suplicy (PT/SP) subiu ao palco acompanhado por Isaac do Carmo e pelo prefeito de Santo Antonio do Pinhal, Augusto Pereira (PT).

 Suplicy destacou as conquistas importantes do Sindicato pelo desenvolvimento de Taubaté com a negociação de investimentos nas empresas, a geração de empregos e o aquecimento da economia da cidade e do Vale do Paraíba.

“Parabéns a todos os trabalhadores pelo 1º de Maio e ao povo de Taubaté que graças ao trabalho do Sindicato dos Metalúrgicos vem conquistando desenvolvimento econômico e social para a cidade, através de negociações e do diálogo com os mais diversos setores da sociedade”, disse o senador.

 Outra importante liderança política da região que compareceu ao 1º de Maio foi o deputado federal Carlinhos Almeida (PT/SP) que falou a pauta da Classe Trabalhadora no Congresso Nacional como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e lutas importantes do Sindicato como o fim do imposto sindical e a isenção do imposto de renda sobre a PLR.

 “Esta categoria, com o presidente Isaac à sua frente, é responsável pelo desenvolvimento econômico da cidade, que tem pela frente um grande período de crescimento de emprego e renda graças ao acordo com a Volkswagen. Parabéns a todos os metalúrgicos pelo dia dos trabalhadores e das trabalhadoras”, disse Carlinhos.

Sobre a questão da Saúde, Isaac do Carmo destacou a importância da valorização do SUS (Sistema Único de Saúde) e da promoção de políticas públicas que coloquem a cidade de Taubaté em sintonia com as ações do Governo Federal.

 “É um caminho que temos a seguir para que a cidade tenha um atendimento digno a saúde pública e acesso a programas federais que hoje contemplam diversas cidades em todo o Brasil”, disse Isaac.

  Isaac do Carmo falou também sobre a necessidade de ampliar a organização sindical nos locais de trabalho como forma de garantir a saúde e condições seguras para os trabalhadores.

 “A prevenção de doenças é fator importante para a melhoria da saúde pública no Brasil, e esse trabalho preventivo deve começar nas comunidades e também nas empresas, fábricas e locais onde os trabalhadores passam efetivamente grande parte do dia e muitas vezes estão expostos a condições insalubres que no futuro ocasionam doenças”, disse Isaac.

 O presidente Isaac do Carmo também agradeceu o apoio das entidades e parceiros que foram fundamentais para a realização do 1º de Maio como a Prefeitura, a Câmara Municipal e Polícia Militar.

 O evento também contou com a presença de lideranças sindicais e políticas como o presidente do PT de Taubaté, Nilson Coutinho, o coordenador da CUT Vale do Paraíba, Milson Antunes Pereira, o presidente da Câmara Municipal de Taubaté, vereador Luizinho da Farmácia e a vereadora Pollyana Gama.

 Esta foi a quarta edição do 1º de Maio do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região. Em 2009 o tema da festa foi Garantia de Desenvolvimento com Emprego e Renda,  em 2010 o tema do evento foi Girando a Cultura, Gerando o Futuro. Em 2011 o 1º de Maio abordou o desenvolvimento econômico da região com o tema Crescimento Sustentável e Justiça Social para Todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário