segunda-feira, 30 de março de 2015

Volks põe 4,2 mil operários em férias coletivas a partir desta segunda (30)

Cerca de 4,2 mil funcionários da unidade da Volkswagen em Taubaté (SP) entram em férias coletivas a partir desta segunda-feira (30). O número representa praticamente todo o efetivo da unidade no município, que deve retomar as atividades somente no fim de abril. A montadora informou que a medida visa adequar a produção à demanda do mercado.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, os trabalhadores devem ficar afastados até o próximo dia 20. A empresa, que conta com cerca de cinco mil funcionários na cidade, não informou ao sindicato as áreas que serão atingidas pelas férias.

No fim de fevereiro, a Volks já havia concedido férias coletivas a 220 empregados da unidade. Antes de adotar as coletivas, a montadora também suspendeu o terceiro turno de produção, remanejando cerca de 1,7 mil trabalhadores para os outros dois turnos.

Além destas medidas, a empresa suspendeu temporariamente os contratos de trabalho(layoff) de 250 profissionais da fábrica. O layoff teve início no dia 17 de março e pode ser estendido pelo período de 5 meses.

LG
Procurada, a Volkswagen informou que "tem feito uso de ferramentas de flexibilização para adequar o volume de produção à demanda do mercado”.
Além da Volks, a empresa de aparelhos eletrônicos LG também decidiu adotar férias coletivas para trabalhadores da unidade de Taubaté (SP). Ao todo, cerca de 323 trabalhadores são atingidos e deverão ficar afastados da unidade por períodos distintos até o fim de abril. De acordo com a LG, a medida é uma alternativa para adequar a produção à demanda do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário