Os vereadores irão oficializar questionamentos ao Executivo sobre o projeto que cria o perímetro especial do Parque Tecnológico de Taubaté, que foi tema de reunião na Câmara Municipal dia 1º, com o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Geraldo de Oliveira Neto, e o gerente do Gein (Grupo Executivo Industrial), Gutemberg Ramos.
O projeto do Parque, em tramitação na Casa, prevê a implantação na área industrial do Piracangaguá II e Una I, em terreno de cerca de 740 mil m². O local deverá abrigar indústrias nacionais e internacionais dos ramos de automação, ferrovia, energia, além de polos de pesquisas de faculdades e universidades nacionais e internacionais. Na reunião, os representantes da Prefeitura fizeram a apresentação da planta e responderam a questionamentos dos vereadores, que serão oficializados no Executivo pode meio de requerimento.
A presidente da Comissão de Obras da Câmara, Pollyana Gama (PPS), registrou a falta de informações oficiai sobre o perfil das empresas que vão se instalar no Parque, metas, objetivos, instituições que irão participar dos trabalhos de pesquisa, tempo de permanência de empresas, forma de cessão de terrenos, necessidade de recursos financeiros e de material, e plano urbanístico.
“A Câmara precisa participar de cada passo deste projeto porque ele depende da aprovação da Casa. É importante este diálogo e que, por meio dele, haja amadurecimento nas discussões deste assunto que representa uma política pública, já que vai transpassar governos”, afirmou Pollyana.
Jeferson Campos (PV) apresentou questionamentos sobre a participação da Fatec e da Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas no polo de pesquisa e também sobre ações voltadas para o agronegócio. Ele destacou que está intermediando, junto ao Governo Federal, a instalação do Instituto Federal no Parque, que envolve ensinos médio, técnico e superior.
Os vereadores Carlos Peixoto (PMDB), Diego Fonseca, José de Angelis “Bilili” e Rodrigo Luis Silva “Digão”, do PSDB, Joffre Neto (PSB), Maria Gorete Toledo (DEM), Paulo Miranda (PP), Salvador Soares e Vera Saba, do PT, foram representados por assessores.
A Prefeitura fará o lançamento da pedra fundamental do Parque Tecnológico dia 8, como parte das comemorações do aniversário da cidade. O Projeto de Lei Complementar nº36/2014 está disponível para consulta na seção Processo Legislativo do site www.camarataubate.sp.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário