segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A mulher e a quimioterapia


Camões Filho


         Hoje peço licença para tratar de um assunto muito sério.
Você já conviveu com uma pessoa com câncer? É uma situação delicada para todos, amigos, família, pai, mãe, filho, filha. Eu infelizmente já passei por isso, tendo convívio com pessoas queridas acometidas por essa doença que continua desafiando a ciência.
O homem já foi à lua e a sonda Voyager 1, a Nasa divulgou segunda-feira (3), entrou em uma nova região do nosso Sistema Solar que pode ser a última “camada” antes do fim da heliosfera, espécie de bolha magnética criada pelas emissões do Sol que protege os planetas das radiações do espaço interestelar.
A Voyager foi lançada em 1977 e é a construção humana mais longe do Sol - atualmente, ela está há mais de 18 bilhões de quilômetros de distância da Terra. Os sinais emitidos por ela levam cerca de 17 horas para chegar até o nosso planeta.
Enquanto isso o câncer, que está perto dos cientistas, acometendo tanta gente, não tem remédio eficaz, completo, para combatê-lo. Com isso, restam alguns tratamentos, como a quimioterapia e a radioterapia, invasivos e agressivos.
A químio afeta psicologicamente a mulher, fazendo-a perder os cabelos. Algumas tiram essa questão de letra, mas a maioria sofre muito nessa fase do tratamento, afetando sobremodo sua auto-estima.
Hoje vou contar uma história, falando de um mulher notável. Que sua lição sirva de exemplo para muitas mulheres, que estão neste momento submetendo-o à quimioterapia.

Uma mulher acordou uma manhã após a quimioterapia, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça.
- Bom - ela disse -, acho que vou trançar meus cabelos hoje.
Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça.
- Hummm – pensou ela -, acho que vou repartir meu cabelo no meio hoje.
Assim ela fez e teve um dia magnífico.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça.
- Bem – ela disse pra si mesma -, hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo.
Assim ela fez e teve um dia divertido.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça.
- Yeeesss... - ela exclamou -, hoje não tenho que pentear meu cabelo!

Lindo, né? Que mulher maravilhosa.
Cada uma das pessoas com quem convivemos está travando algum tipo de batalha. Por isso, ame generosamente. Fale com gentileza. E agradeça a Deus todos os dias.
Um dia nós vamos viajar mais distante do que a Voyager, vamos conhecer todos os mistérios do mundo. Mas enquanto estivermos aqui, vamos fazer valer a pena esse milagre chamado vida...


---------------------------

Camões Filho, jornalista, escritor e pedagogo, é membro titular da Academia Taubateana de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário