sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

JOSÉ PAULO PEREIRA E SUAS MULHERES INTERESSANTES

Escrever é uma arte. Um dom que poucos possuem. Principalmente quando as palavras fluem quando vêm de nossas almas expressando os nossos sentimentos verdadeiros. As palavras bem colocadas flexionam nossas mentes para lugares que jamais imaginávamos que existiam. Em seu livro de contos “Mulheres Interessantes” (21, ao todo) Paulo Pereira consegue aguçar a nossa imaginação com seus personagens (fictícios ou não) que retratam – muitas vezes com dureza e uma aridez nos vocábulos bem colocados – o dia-a-dia das mulheres. Da Mulher do Vente Livre até a Mulher da Zona fica impossível parar de ler. Paulinho consegue nos deixar viciado em seus contos que entorpecem nossas mentes. São retratos fiéis do cotidiano com pitadas de ficção e o talento que vem do seu sentimento e da sua formação humanista.
São situações reais transformadas em histórias maravilhosas para o nosso deleite. E o mais importante: nos faz pensar. Isso que é o bom...Nos faz pensar, relacionar, comparar, questionar.  Você se depara com algumas duras, outras sofridas, e o mais interessante: são pessoas como nós que estão no cotidiano. E ele as retrata com a fluidez de um grande mestre e nós nos sentimos alunos na sala de aula. Uma boa sensação. Confesso. Em suma, aguça a nossa inteligência...Tira a teia de aranha de nossos cérebros. Paulinho tem esse dom e talento que até então eu desconhecia e agora conheço e reconheço e faço minha reverência ao talento desse escritor.
“Todas elas (as Mulheres Interessantes) são muito queridas para mim. Afinal, nasceram da minha alma, do meu sentimento. E eu tento compartilhar esse sentimento com todos”, afirma Paulo e completa em outro trecho do seu prefácio: “(...) Mas, se são assim tão particulares, por que divulga-las? Por que são interessantes.”

E como são interessantes. Não perca tempo...Leia e entenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário