terça-feira, 1 de março de 2016

FORD: PPE COMEÇA A VALER NESTA TERÇA-FEIRA (1º)

Desde  terça-feira (1º) o Programa de Proteção ao Emprego na Ford está valendo. A medida reduz a jornada de trabalho em 20% e os salários dos funcionários em 10%.  A Ford emprega cerca de 1,5 mil trabalhadores.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (SindMetau) se reuniu com os trabalhadores em assembleia na tarde de segunda-feira (29) para explicar como a medida será aplicada. Segundo o Sindmetau a medida vai valer por seis meses, podendo ser prorrogada até junho de 2017. Em contrapartida, a empresa não pode demitir até março de 2018 - exceto por justa causa.
O programa foi aprovado pelos trabalhadores em janeiro e aceito pelo Ministério do Trabalho e emprego na última quarta-feira (24), com a publicação no Diário Oficial.

A proposta prevê a redução de 20% na jornada de trabalho e 10% nos salários dos funcionários da planta. No rendimento mensal, o governo daria contrapartida de 10% por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) - com isso, os funcionários receberiam 90% do salário.

Segundo a empresa, a adesão veio depois da adoção de diversas medidas para adequar a produção à demanda do mercado de trabalho, como férias coletivas, layoff e banco de horas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário