sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Comandante-geral afirma que ação da PM não irá mudar
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, disse que não haverá mudanças na ação da PM na região da Nova Luz. A afirmação foi feita após uma reunião no Ministério Público na tarde desta sexta-feira (13), que reuniu promotores, os secretários municipais de Saúde, Januário Montone, e da Assistência Social, Alda Marco Antônio, e o coordenador estadual de Políticas sobre Drogas, Luiz Alberto Chaves de Oliveira.
Camilo explicou que a ação da PM irá além da primeira etapa da nova fase da Ação integrada Centro Legal, iniciada na semana passada. O comandante-geral também anunciou a implantação de mais três Bases Comunitárias Móveis na região da Nova Luz.
Neste momento da operação, a Polícia Militar trabalha para quebrar a logística do tráfico e dar condições para que outros órgãos do poder público possam atuar, buscando a recuperação dos dependentes.
Desde a semana passada, agentes de saúde e assistentes sociais começaram a atuar com mais liberdade, sem traficantes impedindo o trabalho. Além disso, equipes de limpeza já retiraram mais de 70 toneladas de lixo dos locais onde os usuários moravam.
"Estamos trabalhando para quebrar a logística do tráfico, e isso leva tempo", lembrou Camilo. Polícia Militar e Polícia Civil trabalham em conjunto para desestruturar o tráfico existente naquela área. Até as 17h desta sexta-feira (13), 144 pessoas foram presas - 105 em flagrante e 39 foragidos recapturados. Mais de 25 quilos de drogas foram apreendidos.
Segundo o coronel Camilo, os PMs que trabalham na Nova Luz foram orientados a fazer intervenções da forma mais branda possível. "As abordagens só são feitas quando a polícia identifica o consumo ou o tráfico de drogas", afirmou.
Migração pode ser denunciada
A Polícia Militar disponibilizou cinco atendentes do Copom (Centro de Operações da PM) para atuar exclusivamente no recebimento de denúncias sobre a migração de usuários para outros bairros da capital. "Se nós tivermos a participação das pessoas nós vamos ter mais olhos para a polícia", disse o comandante-geral.
Nesta semana, a PM dobrou seu efetivo na região da Nova Luz. São 287 policiais militares atuando na segurança da Cracolândia e dos bairros próximos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário